Print bookPrint book

A actividade TESTE

Informações sobre a actividade TESTE

Site: MoodlePT - Comunidade Moodle Portuguesa
Course: Moodle para Professores (Versão 1.9)
Book: A actividade TESTE
Printed by: Guest user
Date: Sunday, 9 August 2020, 7:59 AM

Table of contents

1 Introdução

Esta actividade permite-lhe criar e configurar mini-testes, que podem conter perguntas de vários tipos: escolha múltipla; verdadeiro ou falso; resposta curta; etc..

Estas perguntas são armazenadas numa base de dados por categorias, e podem ser reutilizadas dentro da mesma disciplina ou ainda em outras disciplinas.

Os mini-testes podem aceitar uma ou várias tentativas. Cada tentativa é avaliada de uma forma automática (bastando ao professor definir os critérios de correcção). O professor pode optar por mostrar ao aluno alguns comentários ou mostrar a resposta correcta ao aluno.

Também é possivel limitar o tempo que os alunos dispõem para realizar o teste.

2 Criar TESTE

Os campos a que devemos tomar mais atenção durante a criação desta actividade são:

Quando terminada a configuração do Mini-teste podemos gravar simplesmente ou gravar e passar directamente à edição das perguntas.


Após efectuar as configurações gerais, devemos criar as perguntas e construir o teste.

Para criar as perguntas devemos situar-nos no separador «Editar Teste» e seguir os seguintes passos:

  1. Seleccionar/Escolher categoria.
  2. Criar perguntas.
  3. Escolher as perguntas que farão parte do teste.
  4. Definir o peso de cada pergunta.

2.1 Seleccionar/Escolher categoria

Antes de criarmos o teste propriamente dito devemos elaborar as perguntas. Estas perguntas deverão ser agrupadas numa categoria já existente, ou numa categoria criada pelo professor.

Por defeito já existe uma categoria chamada ?pré-definido?. Mas podemos criar uma nova carregando no botão «Editar categorias» (na secção de edição do teste).

Escolher categoria

No menu de edição de categorias devemos escrever o nome da nova categoria e a sua descrição (como podemos ver na imagem em baixo), carregando de seguida em Adicionar.

Por defeito esta categoria (bem como as perguntas que dela fazem parte) apenas estarão disponíveis na disciplina actual, mas se na opção publicar escolhermos ?sim?, a categoria ficará disponível para todas as disciplinas.

Editar categorias

Após adicionar a categoria, ela irá aparecer na secção «Editar categorias», Juntamente com todas as outras categorias existtentes. Aqui podemos ver informações relacionadas com as categorias existentes. É possível alterar algumas propriedades da categoria directamente, como por exemplo, publicar, mudar a ordem das categorias e mover a categoria. Também é possível alterar o nome das categorias, clicando em cima do nome de uma das categorias.

Quando acabar, clique no botão continuar. 

2.2 Criar perguntas

Para adicionar uma nova pergunta a uma categoria, devemos ter a categoria desejada seleccionada e de seguida seleccionar o tipo de pergunta que desejamos criar (como podemos ver na imagem em baixo).

Escolher tipo de pergunta

Os tipos de perguntas existentes são:

Nota: Para descrição mais detalhada sobre todos estes tipos, basta clicar no botão de ajuda.

Após ser escolhido o tipo de pergunta, surgirá a janela de criação da pergunta. Os campos a preencher serão diferentes consoante o tipo de pergunta escolhido.

Vamos ver primeiro os campos comuns a todos os tipos de perguntas:


Agora vejamos os campos específicos para uma pergunta de escolha múltipla:

Editar pergunta de escolha múltipla

Para gravar a pergunta carregamos no botão «Gravar alterações» que existe no fundo da página.

2.3 Escolher as perguntas que farão parte do teste

Quando as perguntas para o teste já estiverem criadas, podemos vê-las num quadro (como o da imagem em baixo).

Adicionar questões

É através deste quadro que adicionamos perguntas a um teste. Para isso devemos seleccionar a(s) pergunta(s) que queremos adicionar e carregarmos no botão «Adicione as selecções ao mini-teste». É possível adicionar perguntas individualmente clicando no ícone « que se encontra ao lado esquerdo de cada pergunta.

Também podemos adicionar um determinado número de Questões aleatóriamente ao teste.

Adicionar perguntas aleatóriamente

(Podemos adicionar perguntas de várias categorias ao mesmo teste).

Neste quadro também podemos ver qual o tipo de cada pergunta na secção TIPO (cada tipo de pergunta tem uma imagem associada). Na secção EDITAR temos 4 opções: adicionar ao teste; pré-visualizar; editar; e apagar.

Em baixo temos a pré-visualização de uma pergunta.

2.4 Definir a nota das perguntas

À medida que formos adicionando as perguntas ao teste, essas perguntas irão aparecer num quadro do lado esquerdo (como podemos ver na imagem em baixo).

Perguntas do teste

Neste quadro podemos ordenar as perguntas através das setas. Mas a principal função deste quadro é definir a nota de cada pergunta. Aqui ambém devemos definir a nota máxima do teste.

Após definir todas as notas, deve-se carregar no botão «gravar notas».

3 Utilização do TESTE

Quando o professor entrar numa actividade mini-teste são apresentados vários separadores.

Estes separadores são:

Separadores

No separador Reports conseguimos visualizar o nome dos alunos, a nota que este teve, a data e o tempo demorado. Podemos ver quais as respostas de cada aluno (clicando em cima da data de conclusão do teste).

Uma das funcionalidades mais importantes presentes neste separador é a opção reavaliar tentativas. Esta opção é utilizada quando o professor detecta alguns erros cometido na definição dos critérios de uma ou mais perguntas, por exemplo, apesar do aluno ter respondido certo, a resposta é considerada como errada. Se isto acontecer alteramos os critérios da pergunta(s) em questão e clicamos em Reavaliar tentativas. Após isto as notas dos alunos serão reavaliadas automaticamente.