Print bookPrint book

A actividade LIÇÃO

Informações sobre a actividade LIÇÃO

Site: MoodlePT - Comunidade Moodle Portuguesa
Course: Moodle para Professores (Versão 1.9)
Book: A actividade LIÇÃO
Printed by: Guest user
Date: Sunday, 9 August 2020, 7:37 AM

Table of contents

1 Introdução

A lição é uma das actividades mais interessantes.

Basicamente, uma lição é constituida por um conjunto de páginas com materiais dirigidos aos alunos.

Existem 3 tipos de páginas:

Normalmente as páginas seguem uma ordem pré-definida (as páginas com menú de navegação são a excepção). A lição só avança para a para a página seguinte quando o aluno acertar na resposta (ou errar um determinado número de vezes consecutivas).

2 Criar LIÇÃO

Os campos a que devemos tomar mais atenção durante a criação desta actividade são:

Após efectuar as configurações gerais, devemos criar as páginas que constituem a lição, que poderão ser dos tipos referidos no capítulo anterior.

2.1 Criar páginas da lição

O ecrã de edição da lição é onde são exibidas todas as páginas existentes na lição. Inicialmente apenas aparece o que podemos ver o que está na imagem em baixo. Aqui temos 3 opções: importar questões de um mini-teste, inserir página com um painel de navegação (estrutura hierárquica) e inserir página com questões. 

Inicio

Após haver pelo menos uma pergunta, aparece um ecrã ligeiramente diferente.

Edição

Neste ecrã temos opções para:

2.2 Criar página sem perguntas

Para criar uma página sem perguntas, basta clicar em «inserir página com questões aqui» (na posição onde queremos a nova página). Será apresentado o ecrã de criação de página. Neste ecrã basta escrever o título e a descrição da página (texto que a página deverá apresentar), ignorar os restantes campos e carregar no botão «guardar página».

Iremos novamente voltar ao ecrã de edição. Desta vez já temos uma página na nossa estrutura.

Lição com uma página

Agora, podemos inserir uma página antes ou depois da já existente (clicando para isso no link «inserir página com questões aqui» antes ou depois da página existente).

2.3 Criar página com perguntas

Para criar uma página com perguntas, basta seguir o mesmo procedimento da página sem perguntas, mas desta vez devemos escolher o tipo de pergunta num dos separadores e definir as respostas possíveis.

Nas lições existem 6 tipos de perguntas (idêntico aos mini-testes):

A mecânica é semelhante para todas. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Escolher o separador relativo ao Tipo de pergunta
  2. Preencher o 1º campo Resposta X (com uma resposta possível)
  3. Preencher o 2º campo Resposta X (com o feedback para esta resposta)
  4. Escolher uma opção em Avançar X (Por exemplo, a opção "esta página" significa que se esta resposta for escolhida, o aluno continuará nesta página)

Normalmente neste último passo escolhemos "esta página" para as respostas erradas e "próxima página" para respostas certas. Só em condições especiais se devem escolher outras opções.

Após guardar a página ela irá aparecer no modo de edição da lição. Em baixo temos a secção a que se refere essa página.

Edição página com perguntas

Podemos ver que são exibidas as opções escolhidas durante a construção da página. Note-se que a resposta que indicamos como certas aparecem a sublinhado. Também é possível testar a questão desta página carregando no botão «verificar questões».

2.4 Criar estrutura hierárquica

Na prática a estrutura hierárquica são apenas botões que permitem navegar directamente para uma determinada página, podemos ver um exemplo desses botões em baixo.

Estrutura hierárquica

Após escolher a opção "inserir estrutura hierárquica" será apresentado um ecrã, no qual apenas devemos preencher o titulo da página, o conteúdo da página e finalmente as diversas descrições com o texto que deverá aparecer em cada botão da estrutura hierárquica. Após cada descrição devemos escolher a acção para esse botão.

Após criada, uma estrutura hierárquica aparecerá da seguinte maneira na página de edição da lição:

.

Aqui podemos ver a descrição de cada botão, bem como a acção correspondente.

A utilização de uma estrutura hierárquica permite dividir a lição em vários ramos. Devido a isto devemos assinalar o fim de cada ramo, clicando na opção "fim da estrutura hierárquica".

 Nota: A(s) estrutura(s) hierárquica(s) deverão ser as últimas páginas a criar, para que possamos ligar os botões a páginas já existentes.

3 Utilização da LIÇÃO

A utilização de uma lição por parte de um aluno é bastante simples, basta ler a informação de cada página e responder às perguntas correctamente. Quando se chega ao fim da lição será exibida a nota.

Após pelo menos um aluno responder às perguntas da lição, o professor poderá aceder a duas opções: ver estatísticas da lição e avaliar essays (caso existam. Nesta última opção o professor pode avaliar directamente as respostas dos alunos, podendo enviar a avaliação por e-mail.