Print bookPrint book

Página inicial da disciplina

Aqui encontrará informação acerca da página inicial de uma disciplina, explicando cada uma das suas secções.

Site: MoodlePT - Comunidade Moodle Portuguesa
Course: Moodle para Professores (Versão 1.9)
Book: Página inicial da disciplina
Printed by: Guest user
Date: Sunday, 5 April 2020, 5:00 PM

Table of contents

1 Introdução

Após o administrador de um site moodle ter criado uma disciplina e designado o seu professor, é gerada uma página relativa a essa disciplina.

Neste livro poderá ter uma primeira abordagem à página inicial de uma disciplina e a uma descrição das várias secções da mesma.

Ao aceder à página da disciplina, terá acesso a uma ecrã (Página inicial) como o mostrado em baixo (disciplina completamente em branco).

Em vários locais da página de uma disciplina poderá aparecer um ícone de ajuda (i1), isto significa que existe informação disponível acerca do recurso adjacente ao ícone.

i


2 Secções da página inicial da disciplina

No ambiente da página de uma disciplina ou curso temos presentes várias secções.

Vejamos uma ilustração com a indicação das secções mais importantes:

Ambiente da página da disciplina

  1. Nome da disciplina/curso
  2. Nome do utilizador (também contém a hipotese de fazer o log-out)
  3. Barra de navegação do site
  4. Botão para activar o modo de edição da página e activar vista do aluno (só aparece ao professor)
  5. Blocos da página
  6. Secção onde irão ser colocados os conteúdos da disciplina

2.1 Barra de navegação

Esta barra é utilizada para navegar não só dentro de uma disciplina, mas em todo o site.

Esta barra deve ser utilizada em vez dos botões avançar e retroceder do seu browser (Internet explorer, netscape navigator, etc.).

nav

Outra maneira bastante simples de navegar é usando a caixa de combinação "Ir para". Ao clicar nesta caixa irão aparecer todos as actividades e recursos da disciplina divididos por tópicos/semanas. Ao clicar numa dessas actividades ou recursos, será imediatamente aberta a página dessa actividade ou recurso.

Esta caixa de combinação poderá ser vista, quando visualizamos um tópico por página. Para alternar a vista entre um ou todos os tópicos, basta clicar no icone com um quadrado presente no canto canto superior direito em cada tópico (excepto no tópico inicial da disciplina).

Em baixo temos uma imagem da caixa de combinação de navegação.

Ir para

Assim podemos aceder mais rapidamente aos diversos materiais da disciplina.

2.2 Modo de edição e modo vista do aluno

Ao carregar no botão «activar modo edição» (que se situa no canto superior direito da página principal) é permitido ao professor editar a página da sua disciplina (obviamente este botão não estará dísponivel para os alunos).

Este modo de edição permite ao pofessor: alterar a posição dos módulos da página inicial e editar Recursos e Actividades (acrescentar ou alterar).

ed

O modo de edição torna vísivel para o professor alguns icones que serão muito utéis na gestão da disciplina, estes icones são:


Ao clicar no botão "Turn student view on", permite visualizar a página da disciplina e as suas actividades comos alunos a verão. Quando este modo estiver activado, aparecerá a opção "Turn student view off" para que o professor possa editar a disciplina.

3 Os formatos da página da disciplina

A secção que se encontra no centro da página da disciplina é a mais importante. É aqui que os materiais relativos à disciplina serão exibidos.

Esta secção pode ser exibida em 3 formatos principais:

Cada um destes formatos tem as suas características próprias. Para modificar o formato da disciplina, basta escolher a opção Configurações do bloco Administração (ver administração da disciplina). 

Nos próximos sub-capítulos será feita a descrição sobre cada um destes tipos.

3.1 O Formato Semanal

No formato Semanal o módulo central chama-se "Agenda Semanal".

Formato semanal

Esta secção, divide-se em várias subsecções. A primeira funciona como apresentação da disciplina, enquanto as restantes representam as diversas semanas da disciplina.

É nestes semanas que o professor irá disponibilizar os materiais relativos à disciplina.

Em disciplinas com muitas semanas, a visualização dos materiais poderá tornar-se muito lenta devido ao número elevado de semanas. Para evitar isso, cada utilizador pode definir que apenas seja mostrada uma semana de cada vez. Para isso, basta clicar no quadrado branco que se encontra no canto superior direito de cada semana (para voltar a mostrar todas as semanas, basta repetir o processo). Note-se que a apresentação da disciplina estará sempre presente.

Nota: No caso de escolhermos o modo de visualização de uma semana de cada vez, convém utilizar o bloco semanas ou a caixa de combinação que aparece por baixo da semana actual, de forma a facilitar a navegação entre as várias semanas.

3.2 O Formato Tópicos

No formato Tópicos o módulo central chama-se "Lista de Tópicos".

Formato tópicos

Este formato é idêntico ao formato semanal. A única diferença é que em vez de a disciplina estar dividida em semanas, estará dividida em tópicos.

Normalmente uma disciplina com várias turmas funciona melhor com este formato, uma vez que as turmas podem não trabalhar os mesmos materiais na mesma semana.

3.3 O Formato Social

No formato Social o módulo central chama-se "Forum Social".

Esta formato é totalmente distinto dos outros dois. Neste formato, a página é composta apenas por um forum de discussão.

Este é o formato ideal para professores que não têm muito tempo (ou paciência) para colocar materiais on-line, mas que pretendam dar a hipótese aos alunos de interagirem com o professor e com os colegas través da página.

Note que existe a possibilidade de enviar ficheiros através do forum ou até de avaliar as intervenções dos alunos, o que poderá tornar o forúm mais dinâmico.

4 Blocos da disciplina

Aos demais módulos, que ficam a esquerda e a direita do módulo central, chamamos blocos. Estes blocos podem ser retirados ou reposicionados, pelo professor da disciplina.

Os blocos existentes são:


No modo de edição é possível adicionar, apagar apagar, mover mover, configurar configurar ou ocultar blocos ocultar.

Para adicionar um bloco, localize o bloco chamado Blocos (ver figura) e escolha (no menu) qual o bloco que deseja adicionar.

adbloco

Para remover, deslocar, ou ocultar um bloco basta clicar no icone correspondente do bloco a editar (o modo de edição deverá estar activo). Também é permitido a qualquer utilizador encolher ou expandir o bloco, bastando para isso clicar no - (encolher) ou no + (expandir). Quando um bloco está encolhido, apenas fica vísivel o título do bloco.

Editar bloco

4.1 Bloco Actividade recente

O bloco Actividade recente mostra tudo o que aconteceu no curso desde a última vez em que o utilizador entrou na página da disciplina: novas mensagens, novos utilizadores, etc.

Deixar esta funcionalidade activa é altamente recomendável pois ajuda o acompanhamento do andamento da disciplina. Conhecer a actividade dos outros ajuda, também, a promover uma atmosfera de colaboração no grupo.

Provavelmente, você vai preferir desactivar esta funcionalidade em cursos muito grandes ou com atividade muito intensa, para evitar que a visualização da página principal seja muito lenta.

link Relatório completo de actividade recente... permite aceder a uma página que permite visualizar algumas tarefas realizadas pelos alunos, por exemplo: testes realizados, mensagens colocadas nos fóruns, referendos respondidos, etc.. Pode ser vista a actividade desde o último login, do último dia,da última semana, etc..

b7

4.2 Bloco Actividades

O bloco Actividades apresenta as diferentes actividades presentes na disciplina. Ao clicar numa dessas actividades (no bloco), será aberta uma página que agrupa todas as actividades do tipo escolhido, presentes na disciplina. Neste bloco também podemos aceder aos recursos presentes na disciplina.

Os recursos e actividades possíveis serão descritos numa secção posterior deste curso.

b2

4.3 Bloco Administração

bloco Administração é utilizado pelo professor para administrar a disciplina.

Este bloco será objecto de uma descrição mais detalhada no recurso «Administração da disciplina».

Bloco administração

4.4 Bloco Apontadores da secção (Semanas/Tópicos)

Este bloco serve para aceder mais rapidamente a um determinado tópico ou semana (dependendo de como a disciplina está configurada).

k

4.5 Bloco Calendário

O Calendário mostra os eventos do curso. Os eventos são adicionados ao Calendário e podem ser atribuídos a todos os alunos, a um aluno ou a um grupo de alunos. Se o professor estabelece datas de início e fim para aulas, testes ou outras atividades, essas datas serão mostradas de forma destacada no Calendário. Passando o rato sobre uma data destacada no Calendário o aluno pode saber (numa janela pop-up) a atividade relacionada com aquela data.

Sempre que o professor criar uma actividade com uma data limite, ela aparecerá automaticamente no calendário. Para colocar items no calendário, como por exemplo o fim das aulas, o professor deverá adicionar um novo evento (ver bloco Próximos eventos).

b8

4.6 Bloco Descrição da Disciplina/Site (Sumário da Disciplina)

Neste bloco aparece o texto que o professor escreveu (aquando da configuração da disciplina), contendo uma descrição breve do conteúdo e objectivos da disciplina.

b9

4.7 Bloco Disciplinas

O bloco Disciplinas apresenta a listagem de todas as disciplinas em que o utilizador está inscrito. Também oferece a possibilidade de aceder a outras disciplinas (clicando em Todas as disciplinas).

Pode ser útil quando se pretende navegar entre diversas disciplinas. É o caso de um professor com muitas disciplinas ou um aluno matriculado em muitas disciplinas.

b8

4.8 Bloco Entradas aleatórias no glossário

Este bloco permite colocar num bloco uma entrada retirada de um glossário de uma forma aleatória. Uma utilização para este bloco pode ser, por exemplo, a apresentação da "dica do dia".

Bloco glossário

Para utilizar este bloco devemos clicar no ícone configuração definir as opções para este bloco, como por exemplo, definir qual o glossário a utilizar, com que frequência o termo é actualizado, etc..

Nota: Podem ser adicionados vários blocos deste tipo na mesma disciplina.

4.9 Bloco Feeds RSS remotos

Este bloco permite adicionar feeds RSS ao bloco. Para isso, devemos clicar no ícone configuração de modo a definirmos as várias opções para este bloco.

Bloco RSS

Nota: Podem ser adicionados vários blocos deste tipo na mesma disciplina.

4.10 Bloco HTML

Este bloco pode ser utilizado para escrever qualquer tipo de texto e formatá-lo, bastando clicar no ícone configuração e utilizar o editor de texto do Moodle.

Bloco TML

Nota: Podem ser adicionados vários blocos deste tipo na mesma disciplina.

4.11 Bloco Mensagens

Neste bloco podemos ver as mensagens recebidas através do messenger do Moodle. Podemos ver quem enviou e a quantidade de mensagens. Ao clicar na quantidade de mensagens, podemos visualizar as mensagens recebidas. utilizado para escrever qualquer tipo de texto e formatá-lo.

Bloco mensagens

Clicando em mensagens, podemos aceder a uma janela onde podemos gerir os nossos contactos, procurar uma mensagem específica ou definir algumas opções relacionadas com as mensagens.

4.12 Bloco Menu do blog

Neste bloco poderá fazer a gestão dos blogs.

Os blogs são textos que cada utilizador do moodle (alunos e professores), pode disponibilizar ao Mundo, ao site ou apenas para uso próprio (ao criar uma nova entrada, é possível definir a quem queremos disponibilizar.

Para uma melhor organização dos blogs, é possível dividir os blogs em separadores (temas). Existem dois tipos de separadores, os "separadores oficiais" (definidos pelo administrador do site) e os "separadores definidos" (definidos por qualquer utilizador do site).

Este bloco oferece-lhe várias opções:

blog

Adicionar nova entrada: Utilizado para criar uma nova entrada.

adicionar

Aqui é possível definir o título do blog, o tipo de publicação, o separador a que a entrada deve estar associado e o texto da entrada.

Nota: Cada entrada no blog pode estar associada a mais de um separador. Para fazer mais de uma associação carregue na tecla "Ctrl" e clique nos vários separadores.

Ver as minhas entradas: Permite ver todas as entradas nos blogs.

ver blog

Aqui, além da possibilidade de ver todas as entradas, também é possível adicionar novas entradas, editar e apagar.

Na parte de baixo de cada entrada, pode-se ver em que separadores a entrada se encontra.

Preferências do blog: Permite definir quantas entradas são vistgas em cada página do blog.

Ver entradas na disciplina: Mostra todas as entradas de blogs definidas na disciplina actual.

Ver entradas no site: Mostra todas as entradas de blogs definidas no site.

Adicionar/remover separadores: Permite adicionar ou remover separadores.

separadores

Os separadores oficiais só podem ser adicionados pelo administrador do site.

4.13 Bloco Pessoas

O bloco Pessoas fornece informações acerca dos participantes da disciplina (tanto professores como alunos). Esta lista é acedida ao clicar em participantes.

Bloco pessoas

Na lista de participante podemos aceder ao perfil de cada um, bastando para isso clicar em cima do nome do utilizador pretendido.

Perfil de utilizador

No perfil de utilizador podemos aceder a diversas informações disponibilizadas pelos utilizadores, ver todas as mensagens que esse utilizador colocou no fórum e aceder às estatísticas de acesso desse utilizador. Estas opções podem ser acedidas a partir dos separadores que se situam acima do perfil.

Em baixo temos algumas opções que variam consoante o perfil visualizado.

Se visualizarmos o nosso próprio perfil, podemos mudar a palavra passe e ver as mensagens pessoais.

Ao visualizarmos o perfil de outro utilizador, aparece um botão que nos permite enviar uma mensagem ao utilizador. Além disto, se formos professor deste utilizador, podemos anular a sua inscrição à disciplina ou entrar na disciplina como se fossemos esse utilizador, o que por vezes pode ser útil, uma vez que podemos aceder à disciplina no ponto de vista de um aluno.

A partir do perfil também pode ser acedido às entradas de blog de um determinado utilizador.

4.14 Bloco Procurar nos fóruns (Procurar)

Este bloco é uma ferramenta de busca (por palavra chave) no conteúdo de todos os fóruns criados pelo professor para discussão dos tópicos da disciplina.

Pode (e deve) ser usado por alunos (que devem ser instruídos a não incluírem novas mensagens nos fóruns sem antes verificar se o assunto não está em discussão).

Bloco procurar

Este bloco também oferece a possibilidade de executar uma pesquisa avançada, na qual poderemos realizar pesquisas de uma forma mais persomnalizada, como por exemplo, procurar num fórum específico ou procurar mensagens colocadas entre duas datas específicas. 

4.15 Bloco Próximos eventos

Todas as actividades da disciplina que tenham data para início e fim de realização aparecem neste bloco enquanto a data final não tiver sido alcançada. Essas actividades aparecem também no módulo Calendário (descrito em seção posterior deste texto).

Este bloco também permite adicionar novos eventos, como por exemplo data de ínicio e fim das aulas (clicar em "Novo evento"). 

b6

4.16 Bloco Resultados de Mini-teste

Este bloco é utilizado para mostrar os resultados de um determinado mini-teste, sendo possível mostrar os melhores ou piores resultados.

Bloco resultados

Para apresentar os resultados, devemos clicar no ícone configurações para definir o teste para o qual serão apresentados os resultados. Aí também poderemos definir a quantidade de notas a apresentar, tanto para as melhores notas, como para as piores.

Nota: Podem ser adicionados vários blocos deste tipo na mesma disciplina.

4.17 Bloco Separadores do blog

Este bloco mostra quais os separadores para os quais existem entradas de blog.

Os separadores são exibidos a azual, enquanto que os separadores definidos são exibidos a cinzento.

blog

4.18 Bloco Utilizadores em Linha

Este bloco mostra quem está acedeu à disciplina, nos últimos minutos.

Bloco utilizadores em linha

A partir deste bloco também podemos aceder ao perfil dos utilizadores ou enviar uma mensagem pessoal para qualquer utilizador que esteja on-line.

4.19 Bloco Últimas notícias

Todas as disciplinas, quando criadas pelo administrador do sistema tem um Fórum de Notícias (que pode, eventualmente, ser removido pelo professor responsável pela disciplina).

Este fórum é normalmente usado para a colocação de notícias de interesse geral ligadas à condução da disciplina (datas e avisos, novos materiais, problemas enfrentados pelos alunos, etc.).

As notícias mais recentes colocadas no Fórum de Notícias aparecem neste bloco. Este bloco também pode ser utilizado pelo professor para acrescentar directamente novos tópicos no fórum (clicando em Adicionar um novo tópico).

 Bloco notícias

Também podemos utilizar este bloco para aceder a nóticias mais antigas, clicando em Older topics.